PRÉ-NATAL

          Idealmente a mulher deve iniciar os cuidados mesmo antes de engravidar. É importante realizar uma consulta pré-concepcional, onde são solicitados exames, avaliada a condição clínica, estilo de vida, exposição ambiental, doenças familiares e receitada uma vitamina que diminui a chance de o bebê apresentar malformações da coluna e cabeça.

          Durante a gestação é importante seguir um acompanhamento que inicialmente é mensal, e após, diminui o intervalo das consultas conforme a orientação do obstetra. Durante o pré-natal são solicitados exames laboratoriais e ecografias para acompanhar a mãe e o desenvolvimento do bebê.

          A gestação é dividida em 3 trimestres, e em cada trimestre serão solicitados exames laboratoriais.  Ao longo do acompanhamento também são solicitadas ecografias, que inicialmente ajudam a confirmar a idade gestacional e desenvolvimento do bebê. Existem as ecografias morfológicas, do primeiro e segundo trimestre, ecocardiografia fetal, ecografias obstétricas convencionais e ecografia obstétrica 4D. A ecografia morfológica do primeiro trimestre além de avaliar a morfologia inicial, faz um rastreamento de risco para doenças cromossômicas, como Síndrome de Down. O rastreamento não possui o poder de detecção de 100 %, mas serve como um indicador de quais pacientes necessitam seguir com a investigação. A ecografia morfológica do segundo trimestre serve para rastrear alterações da morfologia fetal (formação), também não possui uma sensibilidade de 100%, mas consegue diagnosticar as principais malformações. A ecocardiografia avalia o coração fetal e geralmente é realizada por um cardiologista.

          A ecografia 3D/4D, é um exame que possibilita aos pais visualizar melhor a face do bebê, ajudando a diminuir a ansiedade em conhecer o mais novo integrante da família.   

            É importante seguir também um acompanhamento nutricional, para fazer a ingesta ideal de vitaminas e calorias e manter um ganho de peso adequado.  “Com uma nutrição saudável e equilibrada você garante uma boa evolução do período gestacional para você e um bom desenvolvimento de seu bebê. (Dra. Fernanda Colossi - nutricionista)
 
           Os exercícios físicos podem e devem ser realizados na gestação, mas é interessante ter uma avaliação e acompanhamento de um profissional especializado, para avaliar individualmente a condição física e a melhor modalidade.

          A pele também requer cuidados especiais como explica a dermatologista Dra Fernanda Götze: A gravidez é uma condição que envolve marcantes modificações no metabolismo, nos hormônios, no sistema imune (defesas) e vascular (vasos), que podem levar a modificações na pele a nível fisiológico que é considerado dentro da normalidade ou causando doenças nesse período. As alterações na pele, unhas e cabelos são comuns na gestação. Na pele é comum ocorrer alteração da pigmentação, podendo levar a manchas, principalmente na face (melasma), mas também pode aumentar a pigmentação de sinais (nevos), sardas e cicatrizes. Por esses motivos, maiores cuidados com a exposição solar são importantes nesse período. Aplicação de protetor solar adequado para seu tipo de pele a cada 3 horas e evitar exposição solar das 10h às 16h são medidas que ajudam a reduzir a chance de ter manchas.

          A maternidade e as modificações no organismo e vida dos pais podem ter repercussões psicológicas. A gravidez é considerada de modo geral como um evento muito importante, para a gestante, o pai  do futuro bebê e toda família. Independente de qualquer situação, sempre irá despertar sentimentos diversos, conscientes e inconscientes. Em decorrência da pressão da sociedade, muitas gestantes não encontram espaço para expressar sentimentos contraditórios, considerados no âmbito da psicologia como normais.  Desde o planejamento até a confirmação da existência do feto, o casal pode oscilar da euforia a um grande temor, suscitados pela realidade e responsabilidade que é gerar e dar conta de todos os aspectos que envolvem ser promovidos a condição de pais.

          Tendo em vista todas estas modificações associadas a necessidade de um acompanhamento especializado e de qualidade, formamos uma equipe multidisciplicar que trabalha em conjunto tendo como objetivo principal o bem-estar físico e emocional das nossas pacientes e de seus bebês.

Av. Carlos Gomes, 1492 - Conj. 802- Urban Concept - Bairro Três Figueiras - Porto Alegre / RS - F: (51) 3573.6500